Pages Menu
RssFacebook
Categories Menu

Posted by in Acupuntura, Ansiedade/Depressão, Labirintite/Tontura | 0 comments

Tontura – Causas e Tratamentos

Tontura – Causas e Tratamentos

Tontura é uma condição que pode ocorrer com qualquer pessoa em qualquer idade. A partir dos 40 ou 50 anos a probabilidade de se experimentar a sensação de tontura vai se tornando maior, principalmente nas mulheres.

O ouvido interno, juntamente com o cerebelo e os olhos, são estruturas responsáveis pelo equilíbrio.

Fisiologicamente o equilíbrio depende desse tripé.

Problemas mais frequentes de equilíbrio estão relacionados ao ouvido interno.

No ouvido interno existem estruturas que contém líquido no seu interior e que são chamadas de canais semicirculares.

Nesses canais existem células que informam ao cerebelo o sentido da posição da cabeça em relacao ao corpo, permitindo um perfeito ajuste no espaço.

Frequentemente, quem tem problemas na Região Cervical, articulação temporomandibular e ouvido interno, experimenta a famosa labirintite.

Tontura – Sintomas

.

A labirintite é um tipo particular de tontura que apresenta os seguintes sintomas:

  • Tontura nas mudanças  de posição – de deitado para sentado etc.
  • Náuseas e/ou vômitos – quando ocorre a crise de tontura, pode ocorrer esse sintoma.
  • Zumbido no ouvido – Na estrutura do ouvido temos o chamado ouvido interno. Neste conjunto de estruturas complexas e delicadas existe um nervo que é chamado de nervo vestíbulo-coclear. Na verdade é ele quem faz tudo funcionar, sendo a parte coclear responsável pela audição e a parte vestibular responsável pelo equilíbrio.

tontura

É necessário fazer um diagnóstico muito preciso, porque pode haver muitas doenças, inclusive neurológicas e vasculares, associadas a esses sintomas.

Algumas situações podem causar tontura, como o aumento de  colesterol, aumento das taxas de açucar e triglicerídeos no sangue, causando má circulacao local.

Doenças neurológicas diversas, inclusive tumores no nervo coclear ou mesmo infecções ( ai sim existe labirintite!).

Vale ressaltar que alterações emocionais também podem provocar crises de tontura.

Afastadas essas complicações o tratamento deve ocorrer em várias frentes.

Soluções práticas

.

  • Se a crise de tontura for muito intensa e chegue ao ponto que impeça o paciente de levantar ou comer, causando vômitos e náuseas, deve-se ter um acompanhamento clínico, pois talvez os sintomas só passem com medicamentos.
  • Fazer fisioterapia específica para esse problema – Nesses casos estarão incluídos alguns exercícios que provoquem a tontura. A fisioterapia deve ser feita em todas as fases da doença, inclusive para prevenir.
  • Acupuntura – Super indicada para estes casos, a acupuntura ajuda significativamente a melhorar a circulação no local, tranquilizando a região e diminuindo a ansiedade ao estimular a liberação de endorfinas.

tontura

A ansiedade é um dos fatores que pode causar sérios desequilíbrios no organismo como um todo e, não raramente, também ser a causa mais profunda da sensação de tontura em muitos casos.

Para saber mais sobre as causas da ansiedade, assim como as soluções práticas propostas para a sua eliminação, leia o artigo indicado abaixo.

Ansiedade – Causas e Tratamentos

Se você gostou deste artigo, compartilhe e deixe um comentário que eu prometo que te respondo. :-)

Até o próximo artigo!

Rosalina Ribeiro

Acupuntura e Shiatsu

Fisioterapeuta

Gostou? Então Compartilhe!!