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Insônia – Como a Acupuntura e o Shiatsu Podem Tratar

Insônia – Como a Acupuntura e o Shiatsu Podem Tratar

Insônia é uma causa frequente de queixas nos consultórios. Geralmente está associada ao estilo de vida agitado das cidades.

A insônia pode ser:

  • Inicial – quando a pessoa não consegue adormecer.
  • Intermitente – quando a pessoa acorda várias vezes durante a noite e tem muita dificuldade em voltar a dormir.
  • Final – quando a pessoa acorda muito cedo, às vezes de madrugada e não consegue voltar a dormir.

Sempre que há um episódio de insônia, o indivíduo acorda cansado, mal-humorado, sem energia para começar o dia e seu desempenho no trabalho, e na vida de um modo geral, acaba sendo prejudicado.

Não é incomum haver também falhas de memória, pois há um Estresse acumulado devido a má noite de sono.

A insônia pode acometer homens e mulheres em qualquer idade, porém é mais frequente em:

  • Mulheres (menopausa ou TPM);
  • Pessoas acima de 60 anos;
  • Casos de Depressão;

A medida que se envelhece, a necessidade de sono fica menor e a quantidade de horas dormidas não é um indicativo confiável para se determinar se a pessoa está com insônia.

O que importa realmente é a qualidade do sono, ou seja, se ele foi um sono reparador ou não.

Insônia – Principais Causas

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  • Estresse
  • Ansiedade
  • Depressão
  • Distúrbio Bipolar

– Essas 4 causas aparentemente distintas acabam por ter a mesma origem, pois todas elas são geradas por distúrbios psíquicos;

Mas existem outras causas, como as seguintes:

  • Maus hábitos de sono: dormir com a TV ligada, luz acesa ou com qualquer tipo de barulho ambiente. Quem mora dentro de cidades movimentadas, cujas casas ou apartamentos estão muito próximos de uma avenida movimentada, geralmente não percebem que estão sendo seriamente afetadas pela poluição sonora emitida pelos carros ou Bares muito próximos e que funcionam até altas horas da madrugada.

insônia

  • Falta de rotina na hora de dormir – dormir cada dia em um horário diferente e/ou em um lugar diferente;
  • Fazer exercícios pesados logo antes de dormir também pode levar a um sono superficial e agitado;
  • O consumo de álcool, cafeína ou nicotina logo antes de dormir também prejudica o sono, causando insônia;
  • O uso de medicamentos que fazem urinar durante a noite ou que tenham cafeína em sua composição, por exemplo, também pode provocar insônia;

As causas da Insônia também podem ser médicas:

  • Dor crônica – a presença de dor crônica afeta o sono. E quando eu falo de dor, quero dizer que pode ser desde uma simples dor no ombro até a dor proveniente de um tumor cancerígeno;
  • Hipertireoidismo;
  • Insuficiência Cardíaca ou Respiratória;
  • Mal de Parkinson ou Alzheimer;
  • Apneia do sono;
  • Síndrome das pernas inquietas;

Soluções Práticas para Acabar com a Insônia

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A insônia, se não houver algum problema médico, normalmente é um distúrbio de maus hábitos, tanto na rotina diária, quanto nos hábitos mentais.

Bons hábitos alimentares durante o dia e, principalmente, à noite fazem muita diferença na hora de dormir.

Por Exemplo:

– Comer raízes à noite é uma boa opção. Inhame, Aipim (mandioca), Batata Doce, Cará, etc.

– Restringir o uso de refrigerantes ou bebidas que contenham açúcar em sua composição também.

– Evitar comer em grande quantidade logo antes de dormir.

É muito recomendado promover uma boa higiene do sono para combater a insônia.

insônia

Vejamos alguns exemplos:

– Manter um quarto de dormir, sem tanta luz e sem televisão.

– Tentar manter a sua mente com bons pensamentos.

– Evitar de abrir envelopes com contas para pagar durante a noite.

– Evitar ler jornal logo antes de dormir para não se contaminar psiquicamente com as “principais Notícias”, que quase sempre são sensacionalistas e provocam sensações de indignação ou outras sensações desagradáveis.

– Deixar de tornar-se refém do que acontece fora do seu quarto é fundamental para ter um boa noite de sono.

Os problemas são inevitáveis, mas o que determina a qualidade do nosso sono é, na verdade, o modo como lidamos com eles. Isto sim é que faz a diferença.

Coisas que não podem ser resolvidas à noite, poderão esperar até o dia seguinte.

Eu sei muito bem que isto não é fácil, mas… como tudo na vida, isto também requer muito treino.

Como a Acupuntura e o Shiatsu podem ajudar

insônia

A acupuntura e o shiatsu são excelentes opções para tratar ou combater a insônia.

O Shiatsu relaxa toda a musculatura, promovendo uma melhor circulacao de sangue e energia, tornando a cabeça “menos atuante” durante à noite.

Já a Acupuntura tem uma ação mais direta nas causas mais profundas da insônia, ou seja, na causa energética dela.

Estas causas podem, talvez, ser depressões disfarçadas ou estagnações que temos em nossas vidas e que à noite nos tomam de assalto e não nos deixam dormir.

Portanto, se você já tentou curar a sua insônia pelos métodos da medicina normal e ainda não resolveu o seu problema com remédios e tratamentos similares, talvez seja a hora de procurar o auxílio da Medicina tradicional Chinesa, que tem milhares de anos de experiências acumuladas e uma abordagem diferente da medicina Ocidental.

Visite um(a) acupunturista em sua cidade e/ou alguém que também aplique Shiatsu e peça uma opinião.

Faça um tratamento alternativo e tenha uma noite de sono mais tranquila.

Sua vida pode mudar para melhor em questão de dias ou semanas, como na maioria dos casos.

Se você gostou ou se simplesmente ficou com alguma dúvida, deixe um comentário aqui embaixo deste artigo e eu prometo que te respondo! :-)

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Até o Próximo Artigo

Rosalina Ribeiro

Acupuntura e Shiatsu

Fisioterapeuta

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