Pages Menu
RssFacebook
Categories Menu

Posted by in Acupuntura, Dores Localizadas | 0 comments

Dores nas Pernas – Origens e Tratamentos

Dores nas Pernas – Origens e Tratamentos

Dores nas pernas são relativamente comuns no mundo moderno. Os hábitos de vida sedentários, a alimentação deficiente e a falta de tempo, acabam acarretando mais esse problema à grande lista de possíveis “encrencas”.

As dores nas pernas podem acontecer no início do dia, no fim do dia, depois de um período de repouso, depois de caminhar ou fazer alguma atividade física.

Cada momento em que essa dor se apresenta tem um significado e uma causa diferentes.

Dores nas Pernas – Principais Causas

  • Problemas vasculares/circulatórios – câimbras- trombose/flebite
  • Ortopédicos – artroses – dor muscular
  • Neurológicos – neuropatia periférica – diabetes
  • Inflamatórias – inflamação nas articulações- artrites
  • Trauma

Os problemas circulatórios são mais comuns nesse universo de dores nas pernas.

Ocorrem principalmente em adultos e mulheres acima de 40 anos que tenham propensão a varizes (veias mais aparentes na parte posterior da perna e joelho).

Quando a pessoa fica numa posição por muito tempo e volta a se movimentar, esses problemas vão desde apenas um leve inchaço nos tornozelos e/ou atrás dos joelhos até a uma trombose (que é potencialmente perigosa).

dores-nas-pernas

dores-nas-pernas

Esses vasos podem inflamar (flebite) apresentando um quadro de pele avermelhada, aquecimento local, inchaço, endurecimento e sensação de queimação ao longo das veias.

Varizes são hereditárias. Então pessoas com histórico familiar de varizes devem evitar ficar em pé ou sentadas por muito tempo e fazer exercícios muito pesados.

Os problemas neurológicos podem ser causados, por exemplo, por diabetes, aonde ocorrem alterações funcionais e estruturais no sistema nervoso periférico. Este é constituído por nervos e gânglios, cuja função é conectar as diversas partes do corpo ao sistema nervoso central.

Quando essas vias são afetadas, o indivíduo sente dor intensa e contínua nas pernas, acompanhada de sensação de cansaço e formigamento.

A dor neuropática ocorre também por disfunções hereditárias, consumo de bebidas alcoólicas e deficiências nutricionais.

Pode acontecer também que haja alguma articulação inflamada, provocando dor nos membros inferiores. Assim o indivíduo se locomove “compensando” essa dor, mudando seus movimentos normais para poupar essa articulação.

Isso causa fadiga muscular, perda de força, além de possíveis dores na região lombar da coluna vertebral.

Essas inflamações nas articulações podem ser provocadas por traumas (pancadas), por doenças autoimunes como artrite reumatoide e infecciosas.

dores-nas-pernasCâimbras podem ocorrer após a prática de exercício físico e é decorrente da fadiga muscular, da desidratação (gerando deficiência de sais minerais) e uso de medicamentos diuréticos.

Dores nas pernas acontecem também pela prática de exercícios físicos acima da capacidade do indivíduo, quando este é sedentário e sai da inércia sem uma preparação adequada.

Há a possibilidade de a dor nas pernas ser irradiada, ou seja, nasce na coluna vertebral e vai para uma das pernas (normalmente é isto que acontece), como quando se tem hérnia de disco, gerando também formigamento e perda de sensibilidade.

Dores nas Pernas – Soluções Práticas

  • Problemas circulatórios – como normalmente são hereditários, essa parte não se pode evitar…, mas fazer exercícios físicos leves, caminhadas, alongamento, levar uma vida sem sedentarismo é a melhor opção. Pode se fazer também drenagem linfática, o que melhora a circulação. A acupuntura atua em melhorar os órgãos relacionados a edemas, como rim e baço-pâncreas, o que é bastante benéfico para a saúde.
  • Neuropatias periféricas podem ser tratadas controlando o nível de açúcar no sangue e a ingestão de bebidas alcoólicas. Manter-se em movimento sem fadiga também ajuda.
  • Para dores nas pernas (no caso de quem está iniciando ou retornando à prática de exercícios físicos) eu recomendaria exercícios aeróbicos de baixa intensidade, tipo uma caminhada de 20 min no dia seguinte ao exercício mais “puxado”. Isso é capaz de deixar toda a musculatura livre de depósitos de ácido lático e substâncias inflamatórias normais, depois de quaisquer exercícios acima de nossa capacidade.
  • Para artrites e artroses – acupuntura, fisioterapia, fortalecimento muscular (dependendo do caso).

dores-nas-pernas

  • Um capítulo à parte também deve ser dado à fibromialgia tratada em outro artigo.
  • Dores nas pernas em mulheres – repentina e sem causa aparente também pode ser indício de gravidez, pois os hormônios liberados no primeiro trimestre da gravidez podem causar dor e cansaço nas pernas…fique ligada!

Se você gostou deste artigo, então compartilhe com seus amigos e amigas nas Redes Sociais.

Deixe um comentário colocando sua dúvida ou sugerindo algum tema para que eu possa escrever sobre ele, esclarecendo e ajudando mais pessoas.

Eu prometo que responderei ao seu comentário! ☺

Existem muito mais pessoas sentindo dores localizadas do que você pode imaginar.

A maioria delas sofre “calada” e até achando que isto é normal.

Ajude a divulgar, compartilhando, pois, o primeiro passo para acabar com o sofrimento é o conhecimento.

Até o próximo Artigo.

Rosalina Ribeiro

Acupuntura e Shiatsu

Fisioterapeuta

Gostou? Então Compartilhe!!