Pages Menu
RssFacebook
Categories Menu

Posted by in Acupuntura, Dores Localizadas | 0 comments

Dor no pescoço – Causas e Tratamentos

Dor no pescoço – Causas e Tratamentos

Dor no pescoço é um tipo de dor localizada que atinge um número significativo de pessoas ao redor do mundo. A região do pescoço, ou coluna cervical, é muito importante para a nossa vida.

E essa região, onde se concentram nossos órgãos dos sentidos (olhos, boca, nariz e ouvidos), nos conecta com o mundo, permitindo que o nosso corpo colha informações imprescindíveis para a nossa vida.

Como dito em outro artigo, a coluna cervical ou pescoço compõe-se de 7 vértebras e cada vértebra é adaptada ao movimento da área e tem relação com a vértebra ou segmento acima ou abaixo.

Então, esses movimentos, ligamentos, músculos, estão todos interligados e dependem uns doo outros.

Dor No Pescoço – Principais Causas

Por ser uma região sensível tanto à postura, quanto ao stress, o pescoço sofre tanto pelo estilo de vida quanto pelo trabalho. Então as possíveis causas de dor no pescoço são:

  • Atividade no trabalho (movimentos repetitivos ou manutenção de uma mesma postura durante muito tempo. Ficar no smartphone, por exemplo)
  • Atividade esportiva que sobrecarrega a região como vôlei, tênis – que causam assimetria entre os 2 lados do pescoço.
  • Altura do travesseiro – muito alto ou muito baixo o que leva a falta de circulação local.

   Mais raramente, mas também pode acontecer.

  • Dormir de barriga para baixo – o que comprime raízes nervosas que saem das vértebras causando dor.

  Se forem dores crônicas de pescoço, as causas podem ser:

  • dor no pescoço 250Acidentes como os de trânsito fazendo o efeito chicote (hiperextensão e hiperflexão do pescoço)
  • Hérnias de disco – que podem causar épocas de dor aguda e épocas com uma dor de intensidade menor, assim como formigamento e perda de sensibilidade em mãos e braços se não for bem tratada.
  • Artrose ou Osteoartrite – degeneração das superfícies articulares das vértebras com ou sem presença de osteofitos (bicos de papagaio)

É  necessário do entanto descartar problemas mais sérios no pescoço.

Como por exemplo quando há um envelhecimento da região do pescoço ou por excesso de uso, ocasionando estenose de canal cervical, espondiloses (destruição da vertebra ou partes dela) cervical.

Dores cervicais persistentes e muito fortes podem advir de fibromialgia (vide artigo), artrite reumatoide (vide artigo) ou espondilite anquilosante.

Dores agudas que se irradiam para a mandíbula e / ou para o braço pode ser infarto.

Por outro lado, quando dormimos com uma pequena dor no pescoço e acordamos sem conseguir mexer…de tanta dor de um só lado do pescoço, essa dor é o famoso torcicolo.

Pode ocorrer também de haver dor no pescoço, acompanhada de sensação de peso na mandíbula e dor à palpação com presença de dor até no ouvido.

Nesse caso a pessoa está com bruxismo (ou trismo) que é quando a pessoa range os dentes a noite e acorda com a região do pescoço e adjacências doloridas e cansadas.

Soluções Práticas

  • dor no pescoço acupunturaPara as dores crônicas (tipo hérnia de disco e artrose) é necessário o acompanhamento de fisioterapia, além de acupuntura e/ ou shiatsu. Essas dores podem agudizar-se, mas elas se mantêm num patamar baixo porem contínuo.
  • Para problemas do trabalho e esportivos, a reeducação do movimento se faz necessária, além de técnicas que relaxem a musculatura.
  • Para dores agudas como torcicolo o repouso é recomendado, além de medidas que aliviem a dor…compressas quentes e acupuntura com moxabustão. Para que o Qi (energia) flua novamente pelos canais de energia.
  • O estilo de vida tem bastante impacto sobre as nossas dores e nossa saúde. Então fazer sempre alguma atividade física é bom, mas exagerar pode ser prejudicial à saúde.

Se você gostou deste artigo, então compartilhe com os seus amigos nas Redes Sociais e ajude a divulgar informações relevantes para quem realmente precisa e pode ser ajudado.

Se você ficou com alguma dúvida ou simplesmente quiser deixar uma contribuição ao tema, por favor, deixe um comentário aqui embaixo e eu prometo que te respondo :-).

Até o Próximo Artigo!

rosalina ribeiro

Gostou? Então Compartilhe!!

    Post a Reply

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *