Pages Menu
RssFacebook
Categories Menu

Posted by in Acupuntura, Dores Localizadas | 0 comments

Dor no Joelho – Sintomas e Tratamentos

Dor no Joelho – Sintomas e Tratamentos

Dor no joelho é mais comum do que imaginamos. O joelho é uma articulação importante do corpo, tanto porquê é uma espécie de ligação entre o quadril e os pés, nos permitindo caminhar, quanto porquê é uma articulação de funcionamento complexo, tendo várias estruturas e ligamentos que podem dar algum tipo de problema.

Existem várias estruturas que podem ser afetadas quando se tem algum problema no joelho:

–  Meniscos medial (é o que dá mais problema) e lateral;

–  Ligamento cruzado anterior (LCA); ligamento cruzado posterior (LCP);

–  Ligamentos colaterais medial e lateral;

dor no joelhoAlém da articulação patelo femoral, que também faz parte do complexo funcional do joelho, esta é mais superficial, entre patela e fêmur.

Funcionalmente, o joelho quando tem algum problema, apresenta dor.

Quando se sofre algum impacto sobre o joelho como por exemplo, jogando futebol, ele normalmente apresenta os sinais clássicos da inflamação: dor, calor, rubor e edema.

Ate 48h após o trauma, devemos botar gelo.

Gelo, compressão e elevação, é um dos protocolos de que a fisioterapia esportiva se serve para tratamento de lesões.

Após esse período, devemos ou alternar frio e calor, ou usar calor.

Dor no Joelho – Principais Problemas

– Lesão no menisco medial – pode acontecer por sobrecarga. Como excesso de peso, ou por esforço repetitivo, como por exemplo em corridas.

– Lesão no ligamento cruzado anterior (LCA) – por trauma em esportes normalmente.

– Cisto de Baker – dor atrás do joelho, causada por edema ou inchaço nessa região e impossibilidade de dobrar o joelho.

– Tendinites – pioram com o movimento. Causadas por desequilíbrios musculares no funcionamento do joelho.

– Artrites – inflamação na articulação, geralmente causada por sobrecarga.

– Osteoartrite – ou artrose, degeneração da cartilagem, pode ser patelo femoral ou dentro do joelho.

dor no joelhoE o envelhecimento da articulação. É importante quando tem algum problema como dor ou trauma na região, observar se de fato há alguma lesão estrutural na articulação, pois ela começa a ficar desalinhada, frouxa ou com pontos de pressão em lugares que não deveriam existir.

Vejo gente jovem com artrose no joelho e é por causa de traumas não tratados devidamente.

Dá sinais apenas de dor principalmente nas primeiras horas do dia, assim que acorda. As vezes pode ter também algum edema.

Dor no Joelho – Soluções Práticas

– O principal a saber é que quando se pratica algum esporte de contato ou que possa sobrecarregar o joelho, é que devemos fortalecer toda a musculatura do joelho, tornando esse segmento mais forte e menos sensível aos impactos. Isso evita luxações de patela, tendinites e descolamento de meniscos.

– Quando já há algum problema mais sério como o rompimento de ligamentos, meniscos e etc. deve se consultar o médico e ver se não há indicação cirúrgica. Ha vários casos em que se precisa fazer uma toilete na articulação, retirando pedaços de meniscos soltos dentro dela, o que desinflama. Sempre fazer o fortalecimento do joelho.

– Em casos mais crônicos, como artrose, além de fortalecer o joelho, devemos nos esforçar para manter o joelho o mais alinhado possível, fazendo mobilizações e manipulações na própria articulação.

dor no joelho

– Em TODOS OS CASOS, pode se controlar a dor e diminuir o edema, além de favorecer o fortalecimento de todo o membro inferior com acupuntura, pois existem canais de energia ou meridianos que passam pelos joelhos e membros inferiores e neles há pontos de acupuntura que favorecem o aporte sanguíneo e muscular necessários a uma boa recuperação.

Se você gostou deste artigo, então compartilhe com seus amigos nas Redes Sociais e ajude a levar informação relevante para quem realmente precisa.

Se tiver alguma dúvida ou simplesmente quiser deixar uma contribuição  ou sugestão, por favor, deixe um comentário aqui embaixo e eu prometo que te respondo. :-)

rosa-imagem-ID2

Gostou? Então Compartilhe!!

    Post a Reply

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *