Pages Menu
RssFacebook
Categories Menu

Posted by in Acupuntura, Dores Localizadas | 0 comments

Dor de Cabeça Constante

Dor de Cabeça Constante

Dor de cabeça constante, forte e persistente, também conhecida como Enxaqueca, é cada vez mais comum no estilo de vida moderno.

A cabeça é considerada um segmento nobre do corpo humano.  Nela ficam os nossos olhos, ouvidos, nariz, enfim, nossos órgãos dos sentidos e principalmente nosso encéfalo (cérebro).

Os nossos órgãos dos sentidos são importantes porque é com eles que coletamos informações do ambiente, que sabemos onde estamos, que equilibramos nosso corpo no espaço (vide tontura).

Visão, olfato, audição, sabor (gustação) nos dá a experiência e a percepção de estarmos vivos no mundo.

O estilo de vida moderno praticamente nos obriga a usar a visão, em detrimento dos outros sentidos.

Em consequência disso a nossa coluna cervical e nossos olhos sofrem porque não conseguimos trabalhar e nos movimentar de outra forma que não seja usando essas duas estruturas (olhos e coluna cervical).

Principais problemas:

dor_de_cabeça_constanteA dor de cabeça constante é um sinal de que algo está errado.

Deve-se pesquisar se não há algum problema no próprio cérebro ou com a pressão arterial (dor na nuca).

Na imensa maioria dos casos essa dor de cabeça é tensional.

Tensional porque nos fala da condição de tensão da região cervical e muitas vezes nos olhos.

* Se o problema for nos olhos, a dor acontece na região dos mesmos, nas têmporas (parte lateral da cabeça) ou na testa (parte acima dos olhos).

* Se a dor de cabeça for causada por uma tensão na região cervical, essa dor pode acontecer nessas mesmas regiões e/ou na nuca, topo da cabeça.

A dor também pode se acompanhar de dormência nos dedos, se houver alguma compressão de raiz nervosa a nível do pescoço.

A dor pode ser acompanhada também de tontura quando se muda de posição.

* Se a dor de cabeça acontece do meio para o fim de um longo dia de trabalho e melhora quando vem o final de semana, provavelmente é uma dor de cabeça por tensão ou tensional.

* Nunca é demais lembrar: pesquisar problemas dentro da própria cabeça, pressão alta e em caso de tontura, problemas de labirinto.

Dor de Cabeça Constante – Soluções práticas:

 

dor_de_cabeça_constante* A dor de cabeça costuma acontecer de vez em quando, depois de tensão excessiva no trabalho ao computador, e com o passar do tempo e quando a tensão se torna mais persistente, nesse caso devem-se fazer exercícios específicos para soltar a região cervical e fazer uma reeducação dos movimentos específicos com ombros, braços e mãos.

* O problema pode se tornar crônico, evoluindo para um real problema na região cervical como hérnia de disco e compressão de raiz nervosa (pinçamento articular).

* Acupuntura e mobilização da região também é recomendada.

A Acupuntura aplicada ao quadro de dor de cabeça constante, normaliza o estado de tensão e stress local e no corpo todo, melhora o funcionamento dos intestinos (vide artigo sobre intestinos), melhora a respiração e promove o bem estar.

Até o Próximo artigo

Rosalina Ribeiro

Acupuntura e Shiatsu

Fisioterapeuta

Gostou? Então Compartilhe!!