Pages Menu
RssFacebook
Categories Menu

Posted by in Acupuntura, Dores Localizadas | 0 comments

Coluna Cervical: Aliviando a Dor

Coluna Cervical: Aliviando a Dor

A Coluna cervical é composta por 7 vértebras. 

Apesar de pequena, essa área é muito importante em relação às estruturas que passam por ela, como músculos, vasos, inervação e discos intervertebrais. 

Os movimentos da coluna cervical são bem importantes: basta lembrar que é ela que suporta o peso da cabeça e que leva o nosso olhar para todas as direções. 

Normalmente os seus movimentos são compostos de vários pequenos movimentos, originários da relação entre as vértebras cervicais e da coluna torácica, assim como da musculatura postural. 

Os principais movimentos são rotação com inclinação lateral, extensão e flexão cervical tendo como principais músculos o esternocleidooccipitomastoideo (ecom), trapézio (fibras superiores), elevador da escápula e escalenos.

 Coluna Cervical – Orígem das Dores 

 

coluna_cervical_dorA dor na coluna cervical pode se apresentar por diversas razões: 

1) Após esforço excessivo e/ou por LER/DORT– que são doenças do trabalho

2) Má postura

3) Stress

4) Maneira incorreta de fazer exercícios. Por exemplo: Abdominais que forçam a musculatura do pescoço.

5) Esportes em que haja necessidade de levantar a mão acima da cabeça

6) Tocar instrumento musical (ex. violão, violino) 

Artrose e hérnia de disco são os principais problemas na região da coluna cervical. 

A artrose e a degeneração da vértebra acontecem devido à pressão e/ou carga excessiva em determinadas áreas, criando um stress mecânico e consequentemente causando artrose ou osteoartrose. 

A hérnia de disco pode acontecer pelo stress mecânico, ou por trauma como por exemplo um ‘chicote’ em acidentes de carro, normalmente estes casos são acompanhados de artrose. 

Ambas, hérnia de disco e artrose, dão origem a “pinçamentos” articulares. 

Esses são nada mais que a diminuição do espaço entre as vertebras, o que causa compressão de raiz nervosa e pode ser bastante dolorosa. 

A não ser que se tenha hérnia de disco ou artrose diagnosticados, que são problemas estruturais, a dor na coluna cervical é sempre resultado desses fatores enumerados.

Pequenos atos na vida diária dependem dos movimentos cervicais: olhar o computador, falar ao telefone, olhar o smartphone, olhar para os 2 lados da rua antes de atravessar.

Problemas na região da coluna cervical também podem dar origem a dores de ombro ou dores de cabeça, além de tonturas.

 

Soluções Práticas para Aliviar a Dor

 coluna_cervical_dor

  1. exercícios específicos para a região cervical; movimentos como girar a cabeça para os dois lados, levantar e abaixar a cabeça, corrigir a postura da coluna cervical e torácica;
  2. treino para tornar independentes os movimentos dos braços e do pescoço;
  3. acupuntura para controle da dor na coluna cervical e reequilíbrio energético do corpo e da região;
  4. shiatsu pode ser doloroso algumas vezes, mas é muito efetivo para resolver e controlar a dor na coluna cervical; pode ser complemento da acupuntura; normalmente se faz acupuntura e mobiliza-se com shiatsu ou outra técnica de liberação da musculatura envolvida;
  5. técnica de ponto gatilho bastante doloroso, mas melhora bastante os nódulos dolorosos da região; 

Como se pode perceber, a região da coluna cervical é uma das que mais dá problema por causa da complexidade e importância de seus movimentos e estruturas envolvidos. 

Assim como provavelmente a dor na coluna cervical não tem uma só causa, o seu tratamento também não é único. 

Acupuntura e shiatsu são importantes aliados no tratamento e controle da dor na coluna cervical, assim como técnicas, conscientização e exercícios específicos para a região, correção de posturas no trabalho, no esporte, nas atividades de vida diária e na vida.

coluna_cervical_dor

Exercícios de respiração e relaxamento também são benéficos pois ajudam a controlar o stress e a tirar a sobrecarga do pescoço e ombros, a musculatura auxiliar da respiração se insere nas ultimas vértebras cervicais. 

Leia outros artigos relacionados aqui no Blog. 

Qualquer dúvida, deixe um comentário e eu prometo que te respondo.

Rosalina Ribeiro

Acupuntura e shiatsu

Gostou? Então Compartilhe!!