Pages Menu
RssFacebook
Categories Menu

Posted by in Acupuntura, Auriculoterapia | 0 comments

Auriculoterapia: Como Ela Pode Ajudar Você

Auriculoterapia: Como Ela Pode Ajudar Você

A história da auriculoterapia e da acupuntura se confunde com a história da humanidade.

Auriculoterapia: História


auriculoterapiaJá no livro do Imperador Amarelo (entre 2598 e 1698 antes de cristo) se fazia menção aos meridianos que estavam relacionados ao pavilhão auditivo.

Há ainda indícios de que a orelha era utilizada em várias culturas através do
tempo.

Em 400 a.c. Hipócrates e galeno recomendavam o uso de anilhas e outras formas de estimulo para vários problemas, particularmente desordens sexuais e menstruais.

Na pérsia em 200 a.c., depois da queda de Roma, curava-se
lombociatalgias por meio de cauterizações na orelha.

Na Franca em 1950, Dr.Paul Nogier, um neurologista de Lyon, começou a relacionar diferentes patologias com os diferentes lugares da orelha e foi desenvolvendo um mapa somatotrópico da orelha baseado no conceito de orientação invertida do feto no pavilhão auricular, ou seja, fez um mapa do corpo humano em que a orelha representa o corpo inteiro, como se a orelha fosse um feto em que a cabeça fica no lóbulo da orelha e os pés na parte de cima da mesma.

Auriculoterapia: O que Ela Pode Tratar

 

Através da auriculoterapia, conseguimos tratar diferentes patologias e/ ou sintomas.

Como por exemplo, dores de cabeça, dores nas costas, depressão, ansiedade, dores de joelho, dores no ombro, enxaquecas, menopausa, tensão pré-menstrual (TPM) e outras.

O uso ou eleição de determinado ponto auricular (auriculoterapia) depende do diagnóstico e do objetivo do tratamento.

Por exemplo, quando o indivíduo quer emagrecer, teremos que saber a causa do excesso de peso: alimentar, que pode ser por ansiedade, por tristeza, hábitos pouco saudáveis, por deficiência no baçoo/pâncreas ou por falha endócrina.

Cada uma dessas causas tem tratamento pela auriculoterapia de forma diferente.

Um outro exemplo: quando o indivíduo quer largar algum vicio, seja de cigarro (tabagismo), álcool, ou até mesmo comida, existe tratamento pela auriculoterapia.

Pela medicina chinesa as orelhas representam os rins, berço de nossa energia pré-celestial (que nasce com a gente e é gasta ao longo da vida), origem do yin e do yang do nosso corpo.

Como é na Prática?

auriculoterapia 630

Então, pela auriculoterapia nós podemos desenvolver a nossa saúde e nossa vida de acordo com as potencialidades que nasceram conosco.

Na auriculoterapia podemos botar sementes “pregadas” na orelha com esparadrapo cor da pele aí o paciente vai para casa com elas e fica determinado número de dias.

Ou ainda, podemos botar agulhas durante a sessão de acupuntura, o que potencializa ainda mais os efeitos dessa, botando agulhas no pavilhão auricular.

Se você tem algum tipo de problema, como os enumerados acima, saiba que poderá se tratar usando a auriculoterapia de forma regular e terá uma excelente chance de se curar ou, no mínimo, amenizar os sintomas desconfortáveis.

Se você gostou deste artigo, então compartilhe com seus amigos nas Redes Sociais.

Deixe um comentário com suas dúvidas ou sugestões e eu prometo que te respondo! :-)

Qualquer dúvida, entre em contato através da nossa página de contatos aqui no Blog.

Até o próximo artigo

Rosalina Ribeiro

Acupuntura e Shiatsu

Fisioterapeuta

Gostou? Então Compartilhe!!